O benefício vale-transporte é devido ao(à) servidor(a) e ao(à) empregado(a) público(a) municipal que cumulativamente: comprovar ser usuário(a) do transporte coletivo urbano de Campinas; residir a uma distância igual ou superior a 1.000 (mil) metros do local de trabalho e optar, expressamente, pelo sistema de passe transporte instituído na forma da Lei Municipal nº 8.219/94.
A solicitação do benefício é feita por meio do Portal do Servidor. Necessário login de acesso (e-mail e senha na rede PMC).
O sistema é online, sendo assim, será atendido de forma imediata.
O pedido será avaliado pela Coordenadoria Setorial de Benefícios Sociais conforme a demanda.
Após a solicitação pelo Portal do Servidor, o pedido será avaliado pela Coordenadoria Setorial de Benefícios Sociais.
As informações são disponibilizadas no e-mail do(a) servidor(a) cadastrado junto à Prefeitura de Campinas, na admissão ou no recadastramento anual.
Decreto nº 12.455, de 31 de dezembro de 1996.
A solicitação do benefício é feita por meio do Portal do Servidor:
Passo 1. Acessar o Portal do Servidor (https://novoportaldoservidor.campinas.sp.gov.br/login);
Passo 2. Clicar em “Vale-transporte”;
Passo 3. Clicar em “Solicitação de Vale-transporte”;
Passo 4. Preencher o telefone, informar quantidade de dias de trabalho na semana e informar as linhas de ônibus utilizadas e o trajeto. Confirmar;
Passo 5. Anexar comprovante de endereço e o cartão de vale-transporte no formato de imagem, caso o possua. Se o(a) servidor(a) nunca teve o cartão, a Transurc o confeccionará. Se já teve, e não o tem mais, precisará emitir uma 2ª via na Transurc;
Passo 6. Confirmar solicitação.
Passo 7. Após a solicitação pelo Portal do Servidor, o pedido será avaliado pela Coordenadoria Setorial de Benefícios Sociais.
A solicitação de vale-transporte no Portal do Servidor pode ser feita durante todo o mês e o recebimento do crédito no cartão Bilhete Único Vale-Transporte (Transurc), para utilização no transporte público coletivo municipal de Campinas, ocorrerá no mês subsequente ao da solicitação.
Importante destacar que o endereço do comprovante precisa ser o mesmo endereço cadastrado junto à Prefeitura de Campinas, no processo de admissão ou na atualização cadastral. É verificada a distância entre os endereços residencial e o de local de trabalho do(a) servidor(a) pelo Google Maps. Se a distância for igual ou superior a 1.000 metros, a solicitação é aprovada, se inferior a 1.000 metros, é rejeitada e o(a) servidor(a) é informado(a) sobre o motivo, em conformidade com o Decreto nº 12.455 de 31 de dezembro de 1996.
Exclusão
Obs.: a opção “Exclusão de vale-transporte” deve ser selecionada quando o(a) servidor(a) já possui este benefício e deseja efetuar seu cancelamento ou suspensão. As solicitações de “Exclusão de vale-transporte” são aprovadas sem que seja feita análise desse pedido, pois, ao(à) servidor(a), é garantido o direito de, não necessitando mais do benefício, requerer o seu cancelamento a qualquer momento. É possível que o(a) servidor(a) retorne ao benefício de vale-transporte pelo procedimento de solicitação de vale-transporte a qualquer momento.