Chat/WhatsApp (atendimento automatizado), 24h, todos os dias
Chat/WhatsApp (atendimento humano), dias úteis das 8h às 16h
19 99441-4730 (somente WhatsApp)
Os principais serviços e informações oferecidos pelo telefone e e-mail são:
- Levantamento de débitos como o IPTU, ISSQN, TFA e Auto de Infração (tributários e não tributários);
- Emissão de guia para pagamento à vista (de anos anteriores e lançamentos retroativos);
- Alteração do nome e endereço constante no carnê do IPTU;
- Agendamento de vista de processos administrativos em trâmite na Secretaria de Finanças;
- Informações sobre ITBI;
<<<<<<Importante: Para débitos protegido pelo sigilo fiscal, serão solicitadas informações e/ou documentos do solicitante.>>>>>>
No atendimento via Chat/WhatsApp, são prestadas informações e dúvidas de serviços disponibilizados pela Secretaria de Finanças.
Destinado ao cidadão que procura informações e serviços prestados pela Secretaria de Finanças.
Por telefone, tenha disponível os dados pessoais para sua identificação, mais as informações do imposto, como por exemplo, o número do código cartográfico no caso do IPTU, o número da inscrição municipal, no caso do ISSQN, e demais dados que acreditar necessário.
Por e-mail será necessário:
Descrever a solicitação de forma detalhada, evitando abreviaturas.
Informar dados pessoais como o nome completo, telefone (com código de área) e endereço.
Obrigatoriamente anexar no e-mail, em formato PDF, seus próprios documentos e/ou de terceiros, conforme as instruções abaixo:
- Para Pessoa Física: Documento de identificação com foto com número do CPF; em caso de pessoa falecida, anexar a nomeação de inventariante.
- Para Pessoa Jurídica: Contrato Social e Alteração Contratual ou Estatuto; CPF e do Documento de Identidade (RG) do representante legal com poderes de representação, conforme indicado no Contrato Social, ou na Alteração Contratual, ou no Estatuto ou outro documento equivalente.
- Para Representação Legal de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica: procuração expressando os poderes de representação para a prática do ato solicitado; CPF e Documento de Identidade (RG) do outorgante e do outorgado (desde que seja comprovada a semelhança da assinatura). Em caso de substabelecimento de mandato, acrescentar cópia do instrumento correspondente.
Em caso de apresentação de documento eletrônico com assinatura digital ICP-Brasil, o interessado deve enviar o arquivo digital correspondente, bem como, informar o endereço do website onde é confirmado a autenticidade do arquivo.
De acordo com o serviço a ser atendido, informar os seguintes dados:
- IPTU: código cartográfico e endereço do imóvel em questão.
- ISSQN Ofício: inscrição municipal e o CPF.
- ISSQN Pessoa Jurídica ou Construção Civil: inscrição municipal.
- Parcelamento de débitos: número do acordo, a data de sua formalização e o código do tributo (cartográfico para IPTU; inscrição municipal para ISSQN).
Utilizando o Chat ou WhatsApp, será preciso informar o nome completo, e-mail, telefone e CPF, e descrever a solicitação de forma detalhada, evitando abreviaturas.
Os atendimentos telefônicos ou Chat/WhatsApp podem ocorrer de imediato, mas podem depender da quantidades de pessoas na fila de espera.
Já o atendimento solicitado por e-mail, em geral, a previsão de atendimento é de 2 dias úteis, e 4 dias úteis para grandes demandas.
A média de tempo dos atendimentos telefônicos ou Chat/WhatsApp são de 10 minutos, enquanto do e-mail pode ser de 2 a 4 dias úteis.
Para seguir com o atendimento, serão solicitados dados de identificação (nome e CPF) e número de telefone.
Os serviços e informações serão recebidos pelo mesmo canal de atendimento, ou seja, telefone, e-mail ou Chat/WhatsApp.