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Este serviço pode ser realizado pela internet (pessoa física) ou presencialmente (pessoa jurídica e pessoa física).
Avenida Anchieta, 200
Paço Municipal
Porta Aberta
Contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, dos tributos, preços públicos e créditos não tributários (inscritos ou não na Dívida Ativa) de competência do município de Campinas.
Para atendimento online (somente Pessoa Física):
- Acesso a internet.
- Credenciamento Único de Finanças - Pessoa Natural;
- Ser responsável pelo débito ao qual se deseja efetuar o parcelamento;
- Acessar o Ambiente Exclusivo - Finanças.
Para atendimento presencial (Pessoa Física ou Jurídica):
- Acesso a internet (para agendar o atendimento presencial);
- Comprovar representatividade perante a Pessoa Jurídica que possui débito para o qual se deseja efetuar o parcelamento.
O parcelamento também poderá ser realizado pela pessoa natural que, em termo próprio e de forma voluntária, se declare responsável solidária pelo pagamento do crédito tributário ou não tributário objeto do parcelamento. Informe-se como aderir ao parcelamento por um dos canais de atendimento da Secretaria de Finanças: https://campinas.sp.gov.br/servico/atendimento-tributario-financas-porta-aberta-
Quais documentos devo apresentar no atendimento presencial?
- Pessoa Física: Documento oficial de identificação com foto com o número do CPF;
- Pessoa Jurídica: Documento oficial de identificação com foto com o número do CPF do representante legal da pessoa jurídica, juntamente com seus atos constitutivos (Contrato Social, Estatuto, Ata, Convenção de Condomínio, etc);
- Representação Legal: Via original ou cópia autêntica da procuração pública ou particular se apresentado em forma física - em tratando de documento com assinatura manuscrita, a mesma deve ser semelhante àquela apresentada no documento de identificação com foto , ficando a verificação e o aceite a cargo do agente público responsável pela verificação do pedido.
Em caso de apresentação de documentos com assinatura eletrônica, os mesmos serão submetidos ao serviço de validação de assinaturas eletrônicas do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI, no endereço eletrônico https://validar.iti.gov.br/. Somente serão aceitas as assinaturas eletrônicas devidamente validadas pelo referido instituto.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas relativas ao serviço e tipos de assinaturas eletrônicas, acesse: https://validar.iti.gov.br/Docs/cartilha-de-uso.pdf e consulte a cartilha de uso.
O atendimento será de imediato quando o acesso for online, e, no dia e hora agendado, quando o atendimento for presencial.
Imediatamente.
Para atendimento online (somente Pessoa Física):
- Acessar o Portal de Serviços;
- Clicar na opção "Ambiente Exclusivo - Finanças";
- Navegar pelo Sistema (selecionando os débitos e clicando na opção de parcelamento).
Para atendimento presencial (Pessoa Física ou Jurídica):
- Acessar o Portal do Cidadão ( https://cidadao.campinas.sp.gov.br/ );
- Agendar atendimento presencial;
- Comparecer no dia e hora marcados.
Se online, imediatamente.
1 - Cadastro no Portal de Serviços;
2 - Clicar na opção Ambiente Exclusivo - Finanças;
3 - Navegar pelo Sistema (selecionando os débitos e clicando na opção de parcelamento).
1 - Cadastro no Portal de Serviços;
2 - Agendar atendimento presencial (clicar na opção "Agendamento de Atendimento do Cidadão")
Pela Internet (no Portal de Serviços e entrando no "Ambiente Exclusivo - Finanças") ou presencialmente.