Também são indicados na certidão de valor venal os dados de identificação do terreno, da construção, e do imóvel como um todo.
A certidão expressa os dados do exercício indicado, os quais podem divergir do cadastro atual do imóvel.
Para qualquer cidadão.
Você precisa do código cartográfico ( código estruturado de identificação do imóvel). Ele pode ser encontrado nos carnês do IPTU, inclusive em carnês antigos de exercícios anteriores. É um código que tem o formato parecido com esse: 3452.25.98.1284.01001
1) Via Internet
Depois de clicar em " Certidão de Valor Venal" conforme explicado acima, entre com o código cartográfico do imóvel, e o ano/exercício desejado. Em seguida digite o código da imagem que aparece logo abaixo, e clique em "enviar"
2) Via solicitação (***serviço pago - valor 9,1528 UFIC***)
2.a) Solicitação por e-mail
O e-mail encaminhado para sei.dri@campinas.sp.gov.br é retornado ao interessado com a guia de pagamento. Depois de paga nas casas lotéricas ou agências do sistema bancário, o interessado encaminha cópia da via paga para o mesmo e-mail que, em até 15 dias úteis, é retornado com a certidão.
2.b) Presencialmente
A guia de pagamento é gerada durante o atendimento presencial. Depois do pagamento nas casas lotéricas ou agências bancárias o interessado pode encaminhar cópia da via paga por e-mail, nos mesmos moldes descritos acima.
Se preferir, pode retornar presencialmente ao atendimento no Porta Aberta, mediante novo AGENDAMENTO
Caso o pedido tenha sido efetuado via e-mail você receberá a certidão pelo mesmo endereço eletrônico. Se o pedido foi presencial, no atendimento é efetuado o seu credenciamento e liberado o acesso externo ao sistema de protocolos SEI, podendo acompanhar o protocolo na íntegra e imprimir a certidão em casa/escritório assim que ela estiver disponível.
Depende do caso. Em geral pela internet. Porém acontecem casos nos quais, embora o imóvel efetivamente não tenha nenhuma pendência, ainda não houve a atualização do sistema. Por exemplo um terreno que passou a ter uma construção, ainda em processo de atualização cadastral.
1) Via internet
Para os casos em que o cadastro do imóvel na Prefeitura está correto
Para emitir a certidão via internet, CLIQUE AQUI
2) Via solicitação (***serviço pago - valor 9,1528 UFIC***)
Para os caso em que haja alguma pendência cadastral que exija análise humana antes da emissão. Nesses casos cobra-se um valor de 9,1528 UFIC pelo serviço, e o prazo para a geração da certidão e encaminhamento para o interessado é de 15 dias úteis.
2.a) Solicitação por e-mail
Para isso o interessado deve possuir um endereço de e-mail cadastrado no Portal de Serviços.
Ele deve encaminhar um e-mail (necessariamente tem que ser o mesmo e-mail cadastrado no Portal do Serviços) para sei.dri@campinas.sp.gov.br, com o formulário (anexo ao final desta página) preenchido e assinado, anexando no e-mail toda a documentação descrita.
2.b) Presencialmente
O pedido de certidão pode ser realizado pessoalmente ou através seu representante legal no Porta Aberta, localizado no Paço Municipal de Campinas, Av. Anchieta 200, com AGENDAMENTO PRÉVIO pelo Portal de Serviços.
De forma a diminuir o tempo de atendimento, recomenda-se que toda a documentação seja escaneada em arquivos separados na extensão .pdf bem como o formulário (anexo ao final desta página) preenchido manual ou digitalmente, e entregue no Porta Aberta por meio de pen drive (que é devolvido ao solicitante no momento do atendimento).
A documentação física que deu origem aos arquivos escaneados deve ser apresentada no Porta Aberta para simples conferência.