A saúde mental no município é tratada por equipes multiprofissionais, realizando cuidados às pessoas com agravos em saúde mental, uso abusivo de álcool e de outras drogas, para todas as idades, desde crianças até idosos, junto às suas famílias, evitando a internação e promovendo a reabilitação psicossocial.
Qualquer pessoa com algum agravo em saúde mental, incluindo uso abusivo de álcool e de outras drogas.
Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou um documento de identificação com foto.
- Para verificar como obter o CNS, acesse o serviço “Obter o Cartão Nacional de Saúde (CNS)”
Depende da necessidade do usuário e da demanda do serviço.
Depende da necessidade do usuário e da demanda do serviço.
- Ir ao Centro de Saúde para ser atendido.
- Passar pelo acolhimento para avaliação da necessidade do usuário.
- Dependendo da avaliação poderá ser agendada consulta com Equipe de Saúde da Família ou dado outro encaminhamento de acordo com a necessidade.
- Comparecer ao serviço na data e hora agendada, caso tenha sido encaminhado para outros serviços de saúde mental do território.
- Após o atendimento agendado, o usuário ou a família serão orientados sobre os próximos passos a serem realizados, a depender da avaliação do profissional de saúde.
O usuário poderá comparecer diretamente aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para ser atendido.
Nos casos de urgência em saúde mental, o usuário ou a família poderão buscar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas São José e Carlos Lourenço (Sul), Anchieta (Norte) e Campo Grande (Noroeste) ou nos Prontos-Socorros hospitalares por procura espontânea ou através do SAMU, ligando para 192.
No Centro de Saúde de referência ou nos Centros de Atenção Psicossocial, presencialmente ou por telefone, e nos atendimentos realizados pela equipe de saúde de referência do usuário.
Ir ao Centro de Saúde mais próximo de sua residência para ser atendido e, caso seja avaliada a necessidade pelo profissional do Centro de Saúde, poderá ser encaminhado ou orientado a buscar serviços especializados de saúde mental do território.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) atendem usuários por demanda espontânea.