Importante: Para manter o link, suba um arquivo com o mesmo nome do arquivo anterior.
Fique atento às dicas abaixo antes de realizar seu pedido de informação, quanto melhor formulado, melhor será a qualidade da resposta.
• Antes de encaminhar a solicitação, verifique se a informação já não se encontra em alguma página do site e das entidades da administração indireta (EMDEC, SANASA, etc).
• Faça uma solicitação por vez. Caso o pedido de acesso à informação seja sobre dois ou mais assuntos, faça-os separadamente. Dessa forma, eles serão encaminhados assertivamente para os órgãos competentes.
• Escreva de forma clara e objetiva. É importante que o órgão compreenda qual é o seu pedido para lhe informar a resposta adequada.
• Evite solicitar informações desnecessárias ou desproporcionais. Aquelas demandas consideradas excessivas e descabidas poderão não ser atendidas.
•    Pedidos de cópia de processos ou documentos, ou acesso aos processos administrativos, poderão não ser atendidos pelo procedimento do e-SIC e da LAI. O pedido deve ser realizado através da solicitação de certidão de inteiro e de parcial teor, que segue os procedimentos descritos no Decreto Municipal nº 21.799/2021. Deve ser protocolado na Coordenadoria Setorial de Protocolo Geral, que o recepcionará por meio do Sistema Eletrônico de Informações, ou poderá ser iniciado diretamente por peticionamento do interessado nesse mesmo sistema, desde que seja um usuário cadastrado.
Em caso de dúvidas sobre a utilização do sistema SEI, o cidadão poderá encaminhar um e-mail a sei.duvidas@campinas.sp.gov.br. 
Clique aqui e acesse a página do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).