Importante: Para manter o link, suba um arquivo com o mesmo nome do arquivo anterior.
MACC – MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA “JOSÉ PANCETTI”
► EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: Sala 01 e 02
● Ordinários domesticados
→ Abertura: 08 de fevereiro de 2025
→ Período: de 11/02/2025 até 08/03/2025
Artista: Fabiano Carriero
Curadoria: Genivaldo Amorim
Nesta primeira exposição individual do artista no MACC, Carriero apresenta uma série de obras realizadas em técnicas variadas que tratam da vida e cotidiano de pessoas comuns, das dificuldades e prazeres do dia a dia de pessoas que travam uma luta diária pela sobrevivência. A mostra conta com a curadoria do também artista visual, curador e produtor cultural Genivaldo Amorim, de Valinhos, que afirma que “Carriero é, além de artista, um grande cronista, alguém com uma capacidade imensa de analisar o que se passa à sua volta e no mundo para daí extrair cortes precisos, sintéticos, muitas vezes ácidos, engraçados, sarcásticos”. Além das pinturas, esculturas, instalações e gravuras, Carriero é conhecido também pelos vários murais que tem espalhados pela cidade, como o pintado em uma das pilastras do viaduto “Laurão” em Campinas e a empena em um prédio na avenida Dr. Moraes Sales, o primeiro trabalho desse tipo realizado na cidade.
► EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: Sala 03
● Exposição de Acervo do MACC - Arte Naïf como Expressão Livre
→ Abertura: 08 de fevereiro de 2025
→ Período: de 11/02/2025 até 08/03/2025
Curadoria: Juliana Vieira
As obras reunidas nesta Exposição são de artistas autodidatas, com total liberdade de expressão, trazendo estilos únicos, diversos, mas que possuem semelhanças em sua representação.
Martins de Porungaba, Antonio Roseno, Fabiano Carriero, Zé Cordeiro, Edna de Araraquara, entre outros, revelam uma pesquisa genuína para a construção da forma, das cores e da temática do cotidiano popular de suas experiências e vivências, cada um dentro de sua própria autenticidade nas composições. A arte naïf pode ser considerada uma corrente artística que desfruta de total liberdade estética, pois não está vinculada às convenções acadêmicas.
► Horário de funcionamento:
● Terça à Sexta-feira: das 09:00 às 18:00
● Sábados: das 11:00 às 15:00 (permitido pets na coleira aos sábados)
● Entrada Gratuita
›› Mais Informações sobre o MACC:
PORTAL: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museu-de-arte-contemporanea-de-campinas-jose-pancetti-
PLANETÁRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS PROFESSOR “ROMILDO PÓVOA DE FARIA”
► SESSÕES DO PLANETÁRIO: atividade com duração de 50 minutos, pela qual é feita uma projeção do céu noturno, que engloba nosso sistema solar, constelações, planetas, meteoros entre outros elementos do Espaço. Grupos escolares podem fazer agendamentos para participar das sessões.
► Dias e horários das Sessões:
• Segunda a Sexta-feira: 09:00 || 10:30 || 14:00 || 15:30 – Sessões Escolares – Agendamento pelo e-mail: cultura.planetario@campinas.sp.gov.br
• Domingos: 14:30 || 15:30 – Sessões Públicas – não é necessário agendamento.
• Abertura da bilheteria a partir das 14:00.
► Ingresso:
• R$ 10,00 (inteira);
• R$ 5,00 (meia entrada).
›› Mais informações sobre meia entrada e isenção no Decreto nº 19.792/2018.
► EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO
Mostras e equipamentos dispostos no hall do Planetário, com entrada gratuita ao público:
• “Olhando para o Céu”;
• “Energia que se Move”;
• “Jogos de Luz”.
›› Mais Informações sobre o Museu Dinâmico de Campinas / Planetário Municipal:
PORTAL: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museu-dinamico-de-ciencias-de-campinas
MUSEU DA CIDADE
CASA DE VIDRO
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 (dentro do Lago do Café), Taquaral
E-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br
► Horário de funcionamento:
• Terça a sexta: das 09hOO às 12h00 e das 14h00 às 17h00
• Sábados: das 10h00 às 14h00
• Entrada Gratuita ao Público
► EXPOSIÇÕES DE CURTA DURAÇÃO:
Exposição Vestido de Gente: Em um mundo onde as linhas se entrelaçam e os tecidos ganham vida, a exposição “Vestidos de Gente” convida você a uma jornada pela vivência de costureiras no Brasil. Apresentada pelo coletivo artístico AMARE, formado pelas artistas Ana Mercurio, Mariana Junqueira e Renata Lembo, e sob a direção executiva de Ana Braga. Esta mostra propõe dar voz e visibilidade a essas mulheres que, com suas agulhas e fios, moldaram não apenas vestimentas, mas também a identidade cultural do nosso país. Desde os tempos coloniais, quando a costura era um ofício doméstico passado de mãe para filha, até a era da industrialização, as costureiras têm sido protagonistas de uma história marcada pela luta.
Com a abolição da escravidão e a chegada das indústrias, mulheres, especialmente imigrantes, adentraram as fábricas, buscando novos horizontes, mas também enfrentando jornadas extenuantes e condições precárias de trabalho. Greves e manifestações surgiram como costuras de resistência, unindo vozes em busca de direitos. A busca por autonomia por meio da costura atravessava classes sociais, abrangendo o chão de fábrica, a costureira de bairro a mãe que vestia seus filhos, até a figura da “modista”, que atendia à classe alta com vestidos finos e elegantes.
Hoje, as costureiras continuam a ser uma força vital na economia brasileira, navegando entre a formalidade e a informalidade, entre ateliês e fábricas. Embora o cenário tenha mudado, ainda enfrentam desafios como a exploração e a invisibilidade. Muitas dessas mulheres que não conseguiram viver plenamente seus próprios sonhos, dedicaram-se a construir um futuro mais digno para as próximas gerações. A costura foi em muitas famílias uma ferramenta para a transformação: muitas vezes complementar, abriu a possibilidade para que seus filhos, filhas e netos trilhassem caminhos antes inalcançáveis.
A exposição se destaca por sua bordagem sensorial e visual, apresentando trechos de entrevistas com costureiras de diferentes contextos, obras em tecido com costura e pintura e objetos históricos como máquinas de costuras do início do século XX, acervo do próprio Museu da Cidade
→ Gratuito – Livre
→ Período: 06 de novembro/2024 a 28 fevereiro/2025
► Quando tudo passa, o que resta guardo comigo:
Com cerca de 50 obras, a exposição “Quando tudo passa, o que resta guardo comigo” conta com 12 artistas expositores, que abordam, cada um à sua maneira, a afetividade no processo de construção, destruição e reconstrução da memória.
Abarcando desde pinturas, fotografias e cianotipias até objetos escultóricos, gravuras e desenhos, as obras trazem forte carga emocional através da subjetividade que cada artista faz emergir do âmago à superfície, oferecendo sua intimidade para abordar temas tão sensíveis e comuns à experiência de existência humana, tais como a saudade, a autoimagem, a juventude, a memória, os sentimentos gritantes e as relações de afeto familiares.
Artistas:
Anna Bliska, Beatriz Campolim, Eduarda Esporta Vieira, Filipi Macarini Ferreira, Giuliana Takahira, Helena Rybka, Isabella Brum, Isabelle Gomes Pereira, Laura Fernandes, Samuel dos Santos, Shopia Yumi C. K
Serviço:
Data: de 06/12/2024 a 28/02/2025
De terça a sexta
Horário: 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Aos sábados das 10h00 às 14h00
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral.
para agendar: museudacidade@campinas.sp.gov.br
→ Gratuito – Livre
► EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO:
• Exposição Acervo do Museu da Cidade & 250 anos de Campinas: O primeiro módulo da exposição, apresenta registros de uma ação educativa do Museu com alunos da Escola Estadual Bento Quirino, durante a atividade da Caminhada histórica pelo centro da cidade. O visitante poderá ainda percorrer o ambiente expositivo e encontrar pequenos módulos que apresentam os processos de construção histórica, social e cultural de Campinas no decorrer dos seus 250 anos, tal como: período dos pousos de tropeiros; as primeiras culturas de abastecimentos; o início organização das fazendas impulsionando seu crescimento através da economia açucareira e cafeeira; as ferrovias e urbanização; as diversidades culturais através da vinda dos imigrantes e os desafios atuais de uma cidade metrópole, que busca se destacar através da ciência, tecnologia, universidades, indústrias e serviços, com uma produção artística também pulsante. Essa exposição apresenta textos e objetos do acervo do Museu da Cidade.
• Exposição Culturas Indígenas e Acervos arqueológicos: Acervo do Prof. Desidério Aytai, apresenta objetos de várias etnias como Xavantes, Nhambiquaras, Terenas, Paressis. São objetos de uso dos indígenas como cocar, arcos, flechas, cestarias, adornos, potes, entre outros. Nessa sala expositiva também está uma mostra do acervo arqueológico formado pelo professor Desidério Aytai, apresentando material lítico, como pontas de flechas, machados, cerâmica, além de material encontrado em Sambaqui como conchas, osso de baleia e crânio humano.
• Exposição Thomas Perina: Quadros que foram doados pelo artista ao Museu da Cidade, ressaltando a integração da arte contemporânea e a leitura da cidade. Curadoria Sônia Fardin. (Exposição temporária)
• Caminhada histórica: A Cidade Como Acervo
Esta exposição apresenta imagens e textos registrados a partir de uma experiência da principal atividade educativa que o museu realizada desde sua fundação, em 1992, o Programa Caminhada Histórica, pelo historiador Américo Vilela. A intenção é estimular o visitante a pensar a cidade, seus monumentos, nomes de ruas, lugares cotidianos, também como um acervo a ser lido e contemplado. O centro histórico de Campinas é rico em apresentar vários testemunhos de períodos históricos desde a ocupação deste território e as demarcações simbólicas até mesmo os locais que foram se modificando, mas podemos encontrar os vestígios do passado e compreender que a cidade sempre está em transformação.
A atividade da Caminhada Histórica pode ser agendada pelo museu e é realizada por guias de turismo, com grupos a partir de 20 pessoas.
Agendamento através do e-mail: museudacidade@campinas.sp.gov.br
Serviço:
De terça a sexta
Horário: 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00
Aos sábados das 10h00 às 14h00
Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 – Parque Taquaral.
para agendar: museudacidade@campinas.sp.gov.br
→ Gratuito – Livre
CENTRO DE CULTURA CAIPIRA – MUSEU DA CIDADE
► EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO:
• Exposição Café e Cidade
→ Release: apresenta parte do acervo do Museu do Café mostrando objetos do século 19, desde objetos do trabalho na lavoura, objetos do cotidiano nas fazendas do café, imagens com a presença de imigrantes nas fazendas, destaque para torradores tradicionais, modernos e até uma balança utilizada nas estações de trem para pesagem das sacas de café, apresentando a conexão do café com a economia da cidade, promovendo a vinda das fundições e a ferrovia.
► Horário de funcionamento:
O Centro de Cultura Caipira e Arte Popular de Joaquim Egídio estará fechado no mês de fevereiro até 11/03/2025
›› Mais Informações sobre o Museu da Cidade:
PORTAL: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museu-da-cidade
LIDGERWOOD – Fechado Temporariamente
MUSEU, AQUÁRIO E CASA DOS ANIMAIS INTERESSANTES
► Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 13h (fechamento da bilheteria às 12:30)
(Abertura sujeita a alteração dependendo das condições climáticas)
► Ingresso (inclui a visitação para os três espaços):
• R$ 5,00 (dinheiro) / R$5,10 (débito) / R$5,22 (crédito)
• R$ 2,50 (meia entrada)
Grátis para crianças até 5 anos e adultos com 60 anos ou mais.
›› Mais informações sobre meia entrada e isenção no Decreto nº 19.793/2018
► Funcionamento excepcional do Complexo do Museu de História Natural em final de semana:
► Aberto nos dias 09/02 e 22/02
► Das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 (fechamento da bilheteria às 11:30 para visitação na parte da manhã e às 16:30 para visitação na parte da tarde)
MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL:
► EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO: exposições permanentes do acervo do Museu de História Natural, que possui mais de 6.000 peças. São diversas temáticas para conhecer: Fósseis | Biomas Brasileiros | Interações Ecológicas | Botânica | Biodiversidade do Estado de São Paulo | Insetos | O que é Espécie | Árvore da Vida | Extinção | Aves, Mamíferos, Peixes e Répteis.
CASA DOS ANIMAIS INTERESSANTES:
► EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO: terrários com diversas espécies de répteis e invertebrados vivos para desmistificar o medo que as pessoas sentem de alguns desses animais. No espaço, é possível encontrar serpentes, iguanas, anfíbios, aranhas, escorpiões, bichos-pau, entre outros.
›› O AQUÁRIO MUNICIPAL estará fechado no início de fevereiro, para manutenção
›› Mais Informações sobre o Complexo do Museu de História Natural
PORTAL: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/museu-de-historia-natural
→ INSTAGRAM: @mhncampinas
OBSERVATÓRIO MUNICIPAL DE CAMPINAS “JEAN NICOLINI”
► OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA: Consiste em sessões de observação de objetos celestes através de telescópios, onde o público se acomoda ao redor do equipamento podendo, um a um, usar o telescópio enquanto a equipe técnica faz explicações e conta curiosidades sobre o objeto observado.
• Dia 02/02/2025 (domingo): Lua Crescente (23% iluminada) e Planetas Vênus e Saturno baixos no horizonte poente, visíveis até as 19h30; Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Peixe Austral (Estrela Fomalhaut – 25 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz)
• Dia 07/02/2025 (sexta-feira): Lua Crescente Gibosa (77% iluminada) e Planetas Vênus e Saturno baixos no horizonte poente, visíveis até as 19h30; Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Peixe Austral (Estrela Fomalhaut – 25 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz)
• Dia 09/02/2025 (domingo): Lua Crescente Gibosa (93% iluminada) e Planetas Vênus e Saturno baixos no horizonte poente, visíveis até as 19h30; Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Peixe Austral (Estrela Fomalhaut – 25 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz) – Conjunção LUA e MARTE
• Dia 14/02/2025 (sexta-feira): Lua Minguante Gibosa (98% iluminada) visivel somente no final da noite após as 20h30 e Planeta Vênus baixo no horizonte poente, visíveis até as 19h30; Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Peixe Austral (Estrela Fomalhaut – 25 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz)
• Dia 16/02/2025 (domingo): Planeta Vênus baixo no horizonte poente, visíveis até as 19h00; Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz; Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz)
• Dia 21/02/2025 (sexta-feira): Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz)
• Dia 23/02/2025 (domingo): Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz); Cruzeiro do sul (NGC 4755 – Caixa de Jóias)
• Dia 28/02/2025 (sexta-feira): Planeta Júpiter visível a noite toda; Planeta Marte visível a noite toda; Constelações de Verão: Peixes; Áries; Gêmeos (Estrelas Cástor -50anos-luz e Pollux-33 anos-luz); Erídano (Estrela Achernar – 140 anos-luz) ; Órion (As Três Marias) Nebulosa de Órion (M42 – 1343 anos-luz); Touro (Aldebaran - 67 anos-luz); Plêiades (Sete irmãs- Subaru 400 anos-luz) – Estrela Sírius, da constelação cão maior (a mais brilhante do céu e a 8 anos-luz), Estrela Canopus, da constelação da Popa (Segunda estrela mais brilhante do Céu – 309 anos-luz); Cocheiro (Estrela Capela 42 anos-luz); Cão Menor (Estrela Procyon 11 anos-luz); Cruzeiro do sul (NGC 4755 – Caixa de Jóias)
* Com tempo nublado, chuvoso (condições climáticas desfavoráveis), o Observatório não abre para visitação e observação ao telescópio.
► Horário de funcionamento:
• Sexta-feira: das 18:00 às 21:00 (Fechamento da bilheteria às 20:30)
• Domingo: das 18:00 às 21:00 (Fechamento da bilheteria às 20:30)
► Ingresso:
• R$ 10,00 (inteira)
• R$ 5,00 (meia entrada)
*somente em dinheiro
›› Mais informações sobre meia entrada e isenção no Decreto nº 19.177/2016
›› Mais Informações sobre o Observatório:
WHATSAPP: (19) 3733-7380
INSTAGRAM: @observatorio_jean_nicolini
PORTAL: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/cultura-e-turismo/pagina/observatorio-municipal-de-campinas-jean-nicolini-
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM
► EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO:
→ No piso térreo, a exposição “Memorial do Prédio” que traz a trajetória de um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da cidade, o Palácio dos Azulejos posições temporárias.
→ No piso superior, a exposição “MIS – um museu brasileiro, um museu campineiro, um museu plural” que apresenta parte do acervo do museu e a história de sua produção cultural.
→ Release: “O Palácio dos Azulejos” - hall térreo / “Sala da Prefeitura” – térreo / “Os sons da cidade” - piso superior / “Um museu plural” - piso superior / “Memória do cinema campineiro” - piso superior / “A cidade é a imagem da cidade” – superior / “Fragmentos e tecnologia” - piso superior / Vídeo – instalação: “Sr. Henrique de Oliveira Júnior.
→ Período: de 01/06/2024 a 30/06/2024
→ Visitação dias e Horários:
• Terça à Sexta 09:00 às 18:30 e
• Sábados 10:00 às 16:00
• Fechado aos domingos e feriados.
► EXPOSIÇÃO “CONEXÕES ENTRE SENTIR, IMAGEM, PENSAMENTO E NATUREZA”
→ Release:
→ Visitação dias e Horários:
• Terça à Sexta 09h00 às 18h30 e
• Sábados 10h00 às 16h00
• Fechado aos domingos e feriados.
► SALA DE CINEMA – GLÁUBER ROCHA: Sempre gratuito com filmes de diferentes ciclos e cineclubes. O espaço possui estrutura com 72 lugares ar-condicionado.
A programação ocorre de terça a domingo, oferecendo atendimento também para escolas públicas e projetos sociais.
► 01/01 – MEU PAI (2020) – 16h – 14 anos
→ Direção de Florian Zeller
→ EUA, 97 min., legendado
→ Ciclo 2025 →Laerte Ziggiatti
→ Sinopse: Aos 81 anos, Anthony mora sozinho em seu apartamento em Londres, tendo dificuldade para conviver com os cuidadores contratados para lhe auxiliar cotidianamente. Sua filha, Anne, decide mudar-se para Paris. Entre confusões de cenário e pessoas Anne passa a questionar a confiabilidade na memória do pai. Anthony pouco entende o que se passa com ele e o espectador vive uma experiência de demência.
►01/02 - O Quinto Selo (1976) - 19h30 - 14 anos
→ Direção de: Zoltán Fábri
→ Hungria - colorido - Duração: 111 min - Húngaro, legendado em portugês.
→ Cineclube Pérolas Escondidas do Cinema →Curadoria Hamilton Rosa Jr.
→ Sinopse: Na Budapeste da Segunda Guerra, um relojoeiro, um livreiro e um carpinteiro bebem num bar com o proprietário, quando um estranho se junta a eles. O relojoeiro faz uma pergunta ao estranho que mudará o destino de todos.
►02/02 – O MENINO E A GARÇA (2023) – 16h – 10 anos
→ Direção de Hayao Miyazaki
→ Japão, 124 min. Colorido, Legendado.
→ Matinê
→ Curadoria Claudia Bortolato e Ricardo Pereira
→ Sinopse: Anime. Mahito, um menino de 12 anos, luta para se estabelecer em uma nova cidade após a morte de sua mãe. Quando uma garça falante conta para Mahito que sua mãe ainda está viva, ele entra em uma torre abandonada em busca dela, o que o leva para outro mundo. Oscar 2024 de Melhor Filme de Animação.
►02/02 - VANAJA (2006) – 19h30 – 16 anos
→ Direção: Rajnesh Domalpalli
→ India, 110 min., legendado
→ Diversidade Cultural, Outras Linguagens, Outros Olhares. →Curadoria: Adriano de Jesus
→ Sinopse: Filmado na zona rural do sul da Índia com um elenco de amadores, o belo drama de Rajnesh Domalpalli, com suas cores vivas e sequências de dança deslumbrantes é um retrato sociocultural e politico da vida em uma aldeia.
►04/02 - BROKER – UMA NOVA CHANCE (2022) – 14h – 14 anos
→ Direção: : Hirokazu Koreeda
→ Coreia do Sul - cor - 129 min – 2022 - legendado
→ Ciclo: FÉRIAS no MIS 2025
→ Curadoria: Andréa Reis e Sérgio dos Santos Paleta
→ Sinopse: Broker – Uma Nova Chance é um filme sobre pacotes e caixas. Mas não quaisquer pacotes e caixas. Nessas caixas, pessoas deixam anonimamente seus bebês indesejados. O filme segue dois corretores que vendem os bebês órfãos, contornando a legislação da adoção convencional, para casais ricos que não podem ter filhos. Depois que a mãe biológica de uma criança surpreende a dupla ao retornar para garantir que seu filho encontre um bom lar, os três embarcam em uma jornada para encontrar o casal certo, construindo sua própria família improvável. Prêmio de melhor ator para Song Kang-Ho no Festival de Cannes 2022.
►04/02 – ERASERHEAD (1977) – 19h30 – 16 anos
→ Direção de David Lynch
→ EUA, 89 min., inglês legendado em português
→ Mostra David Lynch, o criador de mundos →Coletivo cineclubista
→ Sinopse: Ao longo dos próximos meses, na primeira terça-feira do mês, desfrutaremos um filme do cineasta recém-falecido David Lynch. Um tributo ao mestre, que iniciamos com um dos mais afamados longas independentes de estreia no cinema mundial, um longa- metragem que aborda uma cidade industrial, protagonizado por Henry Spencer (Jack Nance) e sua namorada, Mary X (Charlotte Stewart). Com cinematografia de Frederick Elms. A narrativa fílmica é um pesadelo na tela numa obra-prima de roteiro e design de som. Nele Lynch já se anuncia como um cineasta leitor da mente humana.
►06/02 – MINHA REVOLTA É JUSTA - mini-documentários da Casa de Passagem Carolina Maria de Jesus (2021) e Casa Helenira Preta de Referência para Mulher (2020) – livre
→ Direção de: Jady Oliveira e Vitoria Lima; Amanda Alves
→ Brasil, 33 min., original em português
→ Cineclube: Cine Olga
→ Curadoria: Movimento Olga Benario
→ Sinopse: Diante do aumento da violência contra a mulher, o Movimento de Mulheres Olga Benario realiza ocupações em imóveis abandonados para atender essas mulheres. Conheça um pouco sobre as ocupações com o documentário que mostra o primeiro dia da Casa Carolina Maria de Jesus, em Santo André, e um pouco da vivência na Casa Helenira Preta, em Mauá.
►07/02 - ONDE FICA A CASA DO AMIGO? (1987) – 16h – 10 anos
→ Direção de Abbas Kiarostami
→ Irã, 104 min., legendado
→ História do Cinema – Novas Fronteiras no cinema mundial e últimos dias do celuloide antes do advento digital.
→ Curadoria de Claudia Bortolato
→ Sinopse: Ahmed, de 8 anos, pega por engano o caderno de seu amigo Mohammad. Ele precisa devolvê-lo, senão seu amigo não fará a lição e será expulso da escola, assim sai em busca da casa de Mohammad, sabendo apenas que fica na aldeia vizinha.
►07/02 – FIM DE CASO (1999) – 19h30 – 16 anos
→ Direção de Neil Jordan
→ Inglaterra/EUA/Alemanha, 102 min. Colorido, Legendado.
→ Cinema & Literatura
→ Curadoria Ricardo Pereira
→ Sinopse: Romance. Numa noite chuvosa de 1946, o novelista Maurice Bendrix (Ralph Fiennes) encontra Henry Miles (Stephen Rea), marido de sua ex-amante Sarah (Julianne Moore, indicada ao Oscar 2000 de Melhor Atriz). Maurice e Sarah tiveram um tórrido caso dois anos antes, até que, sem qualquer explicação, Sarah terminou o romance. O encontro com Henry reacende a obsessão de Maurice por Sarah, num misto de ciúme e desejo em reencontrá-la. Para tanto, começa uma investigação, para poder entender o porquê do rompimento do romance entre os dois. Baseado no romance homônimo de Graham Greene. Vencedor do Bafta 2000 de Melhor Roteiro Adaptado.
►08/02 – A ÚLTIMA CEIA (1977) – 16h
→ Direção de Tomás Gutiérrez Alea
→ Cuba, 110 min. Colorido. Espanhol, Legendado.
→ Cineclube José Marti
→ Curadoria de Rodney dos Santos Cardoso e Renato Nucci Junior.
→ Sinopse: Cuba, final do século xviii. Uma plantação de açúcar e o respectivo engenhoderefinação são explorados por um conde, tendo como mão-de-obra escravos negros. Em uma quinta-feira santa o conde convida doze dos seus escravos para cear consigo. No dia seguinte, tendo reencontrado o sentido da dignidade humana, os escravosrevoltam-se…
►08/02 – INTERESTELAR (2014) – 19h30 – 16 anos
→ Direção de Christopher Nolan
→ Inglaterra/EUA, 169 min. Colorido, Legendado.
→ Novos Clássicos
→ Curadoria Ricardo Pereira
→ Sinopse: Ficção Científica. As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper (Matthew McConaughey) é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Vencedor do Oscar 2015 de Melhores Efeitos Visuais.
►09/02 – SETE DIAS DE MAIO (1964) – 16h – 14 anos
→ Direção de John Frankenheimer
→ EUA, Preto e Branco, 118 min., legendado
→ Cineclube Grandes Cenas
→ Curadoria de Luiz Figueiredo e Claudia Bortolato
→ Sinopse: Um suspense político durante a Guerra Fria, recheado de romance e drama. A narrativa é centrada no dilema moral do adido militar Martin Casey (Kirk Douglas), que descobre acidentalmente uma conspiração liderada pelo seu superior, o General James Matton Scott (Burt Lancaster) para derrubar o presidente dos EUA, que negocia um tratado de paz com a URSS. No elenco de estrelas hollywoodianas ainda estão no filme Ava Gardner, Edmond O’Brien e Martin Balsam, e outros.
►11/02 – NOMADLAND (2020) – 14h – 14 anos
→ Direção: Chloé Zhao
→ EUA - cor – 108 min – 2020 - legendado
→ Ciclo: FÉRIAS no MIS 2025
→ Curadoria: Andréa Reis e Sérgio dos Santos Paleta
→ Sinopse: Em Nomadland, após o colapso econômico de uma cidade na zona rural de Nevada, nos Estados Unidos,em 2011 Fern (Frances McDormand), uma mulher de 60 anos, entra em sua van e parte para a estrada, vivendo uma vida fora da sociedade convencional como uma nômade moderna. Fern vende a maior parte de seus pertences e compra uma van para morar e viajar pelo país em busca de trabalho. Ela aceita um emprego sazonal em um centro de atendimento da Amazon durante o inverno. Linda, uma amiga e colega de trabalho, convida Fern para visitar um encontro no deserto no Arizona organizado por Bob Wells, que fornece um sistema de apoio e comunidade para companheiros nômades. Fern inicialmente recusa, mas muda de ideia quando o tempo fica frio e ela luta para encontrar trabalho na área. Lá, Fern conhece outros nômades e aprende habilidades básicas de sobrevivência e auto-suficiência para a estrada.
►13/02 – INVESTIGANDO CRIMES DE GUERRA EM GAZA – 19h30
→ Direção: FEPAL
→ Qatar, 80 min., colorido, Legendado em português
→ Cineclube Jornal A Verdade
→ Curadoria: Saulo
→ Sinopse: Esta longa investigação da Unidade de Investigação da Al Jazeera expõe os crimes de guerra israelense na Faixa de Gaza através de fotos e vídeos publicados online pelos próprios soldados israelitas durante o conflito que durou um ano. A I-Unit construiu um banco de dados com milhares de vídeos, fotos e postagens em mídias sociais. O material revela uma série de atividades ilegais, desde destruição e saques injustificados até a demolição de bairros inteiros e assassinatos. O filme também conta a história da guerra através dos olhos de jornalistas palestinos, defensores dos direitos humanos e residentes comuns da Faixa de Gaza. E expõe a cumplicidade dos governos ocidentais – em particular a utilização da RAF (Força Aérea Britânica) em Chipre como base para voos de vigilância britânicos sobre Gaza.
►14/02 – ONDAS DO DESTINO (1996) – 16H – 14 anos
→ Direção: de Lars Von Trier
→ Suécia/França/Espanha/Noruega/Islândia/Holanda/Dinamarca/Reino Unido, 159 min., legendado
→ História do Cinema – Novas Fronteiras no cinema mundial e últimos dias do celuloide antes do advento digital.
→ Curadoria: Claudia Bortolato
→ Sinopse: “Um filme deve ser uma pedra no sapato!”, é o que afirmou, certa vez, o polêmico cineasta dinamarquês Lars von Trier. Trier, filme após filme, desafia o espectador, brinca com suas emoções e crenças. Sem medo, ele explora tudo o que há de vil, torpe e obscuro no ser humano, mas também a nobreza, a pureza e a inocência também estão presentes em suas obras nas figuras de heroínas de coração puro como Bess em Ondas do Destino.
►14/02 - BEZERRA DA SILVA - ONDE A CORUJA DORME (2001) – 19h30
→ Direção: Simplício Neto, Márcia Derraik
→ Brasil, 52 minutos
→ Curadoria: Cineclube Outubro
→ Sinopse: O filme mostra a relação de Bezerra da Silva com seus compositores, anônimos garimpados por ele "onde a coruja dorme", nos morros cariocas e na baixada fluminense. Daí surgem sambas feitos por trabalhadores, crônicas cáusticas mas bem- humoradas de gente simples que mora na favela e conta seu dia-a-dia nas músicas.
►15/02 – FOGO FÁTUO (2022) – 16h - 18 anos
→ Direção: João Pedro Rodrigues
→ Portugal, 67 min
→ Cineclube Purpurina
→ Curadoria: Oscar Nucci
→ Sinopse: Alfredo, um príncipe herdeiro de Portugal, possui uma paixão pelo meio ambiente que o leva a tornar-se bombeiro. Mas o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios foi também o despontar de outro desejo ainda mais intenso: Alfredo se apaixona pelo colega de trabalho Afonso. Em 2069, ao ouvir uma canção antiga no seu leito de morte, o rei sem coroa rememora danças, árvores, um pinhal ardido e momentos fantasiosos e eróticos, em um tempo que não volta mais.
►15/02 – SINAIS (2002) – 19h30 – 12 anos
→ Direção: M. Night Shyamalan
→ EUA, 106 min., Legendado
→ VOYAGER
→ Curadoria: Carolina Idelfonso
→ Sinopse: Após a trágica perda de sua esposa, Graham Hess, um ex-pastor que abandonou a fé, vive com seus dois filhos e seu irmão em uma fazenda isolada. Um dia, misteriosos círculos e padrões aparecem em suas plantações, e eles descobrem que fenômenos semelhantes estão ocorrendo ao redor do mundo.
Enquanto lidam com o medo e a crescente ameaça de uma invasão alienígena, os membros da família são forçados a confrontar seus próprios traumas e crenças.
►16/02 - ASAKO I & II (2018) - 16h - 14 anos
→ Direção: Ryusuke Hamaguchi
→ Japão, 119 min. Colorido, legendado.
→ Cinematuridade
→ Curadoria: Matheus Carrasco
→ Sinopse: Asako tem 21 anos e mora em Osaka. Ela se apaixona por Baku, um rapaz de espírito livre e misterioso. Porém, ele desaparece de sua vida de repente. Passados dois anos, ela agora vive em Tóquio e acaba conhecendo Ryohei, um assalariado comum, mas que é idêntico a Baku, porém com uma personalidade completamente diferente.
►18/02 – ASTEROID CITY (2023) – 14 h – 14 anos
→ Direção: Wes Anderson
→ EUA - cor – 105 min – 2023 - legendado
→ Ciclo: FÉRIAS no MIS 2025
→ Curadoria: Andréa Reis e Sérgio dos Santos Paleta
→ Sinopse: Asteroid City, novo filme do diretor Wes Anderson, se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Encenada como uma peça, a história segue uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, até que o caos repentinamente se instala. Acontecimentos em escala global ameaçam perturbar espetacularmente o itinerário da convenção Junior Stargazer/Space Cadet na pacata cidade, à medida que se desenrolam os eventos capazes de mudar o mundo para sempre. Asteroid City teve sua estreia mundial no 76º Festival de Cinema de Cannes em 2023, onde concorreu à Palma de Ouro.
►20/02 – MOSTRA DE CURTAS – 19h30 – 12 anos
→ Direção de Cavi Borges
→ Brasil, original em português
→ Cineclube Poeira – ciclo Cavi Borges e o Novo Cinema Independente Brasileiro
→ Curadoria de Carlos Filipe Tavares e João Antônio Buhrer
❶ O FILME DO FILME ROUBADO DO ROUBO DA LOJA DE FILME- 2006
→ Gênero: Ficção policial/Comédia, 7 min.
→ Sinopse: Assalto a uma locadora na zona sul do Rio de Janeiro.
❷ OLHO DA RUA - 2011
→ Gênero: Documentário, 11 min.
→ Sinopse: Grafiteiros mostram sua arte nas ruas do Rio de Janeiro.
❸ DUAS UMA - 2012
→ Gênero: Videodança-experimental, 8 min.
→ Sinopse: Um corpo comportando temporalidades diferentes redimensiona os movimentos de uma mesma coreografia.
❹ IPPON, A trajetória de superação do judoca Rogério Sampaio rumo à conquista do OURO Olímpico, 2013
→ Gênero: Documentário, 26 min.
→ Sinopse: A trajetória de superação do judoca santista até alcançar a medalha de ouro na categoria meio-leve nos Jogos de Olímpicos de Barcelona-1992
►21/02 – O PIANO (1993) – 16h – 16 anos
→ Direção: Jane Campion
→ Austrália, França, Nova Zelândia
→ História do Cinema – Novas Fronteiras no cinema mundial e últimos dias do celuloide antes do advento digital.
→ Curadoria: Claudia Bortolato
→ Sinopse: O Piano exibe a trajetória de Ada McGrath, uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e vai para a Nova Zelândia recém-colonizada. Em companhia da filha, ela conhece seu futuro marido, com o qual não simpatiza e as possibilidades de viver um verdadeiro amor graças a seu piano.
►21/02 – CAROL (2015) – 19h30 – 14 anos
→ Direção de Todd Haynes
→ EUA, 118 min., legendado
→ Ciclo: O Filme Entre Nós
→ Curadoria: Claudia Bortolato, Delfin, Luiz Andreghetto e Ricardo Pereira
→ Sinopse: Um filme delicado e sutil sobre duas mulheres, uma trabalhadora outra socialmente mais favorecida, uma jovem a outra nem tanto. Nova Iorque. Anos 1950. Ambas desejam uma vida melhor e diferente da que levam. Pode o amor levá-las ao encontro de seus sonhos?
►22/02 – PISQUE DUAS VEZES (2024) – 16h – 18 anos
→ Direção: Zoë Kravitz
→ EUA, 102 min, colorido, legendado
→ Cineclube Mulheres na Direção
→ Curadoria: Nayara Lopes
→ Sinopse: O bilionário da tecnologia Slater King convida a garçonete Frida a ir com uns amigos para uma ilha. Noites loucas se misturam a dias ensolarados, e os convidados desconfiam que há algo de errado. Frida quer descobrir a verdade e sair viva dessa.
►22/02 – A HORA DO PESADELO (1984) – 19h30 – 18 anos
→ Direção: Wes Craven
→ EUA, 91 min. Colorido, Legendado.
→ Noite do Terror
→ Curadoria: Claudia Bortolato e Ricardo Pereira
→ Sinopse: Terror. Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.
►23/02 - EL TOPO (1970) - 16h - 18 anos
→ Direção: Alejandro Jodorowsky
→ México, 125 minutos, colorido e legendado.
→ Ciclo Jodorowsky
→ Curadoria: Henrique Nakandakare
→ Sinopse: Drama, Faroeste, Cult. - O criminoso El Topo desafia os invencíveis Quatro Mestres do Deserto pelo amor de uma mulher, e acaba vencendo. Seu nível de consciência aumenta, mas, entretanto, ele é traído pela mulher. Começando uma nova existência como homem santo, El Topo se compromete a libertar uma comunidade de excluídos.
Do gênero western surrealista, dirigido, escrito e protagonizado por Alejandro Jodorowsky.
►25/02 – SABOR DA VIDA (2023) - 14 h – 14 anos
→ Direção: Anh Hung Tran
→ França, 145 min., legendado
→ Ciclo: FÉRIAS no MIS 2025
→ Curadoria: Andréa Reis e Sérgio dos Santos Paleta
→ Sinopse: Ambientado em 1885, O Sabor da Vida acompanha a vida profissional de Eugenie (Juliette Binoche), uma conceituada cozinheira, e sua relação com Dodin (Benoît Magimel) com quem trabalha há 20 anos. Cada vez mais apaixonados um pelo outro, seu vínculo se transforma em um romance e dá origem a pratos deliciosos que impressionam até mesmo os chefs mais conceituados do mundo. Eugenie, que sempre priorizou por sua liberdade, não pensa em se casar, então quando Dodin se depara com a relutância de Eugenie em se comprometer com ele, o cozinheiro decide começar a fazer algo que nunca fez antes: cozinhar para ela.
►28/02 – VIVE L’AMOUR (1994) – 16h – 16 anos
→ Direção: Tsai Ming-Liang
→ Taiwan, 118 min., legendado
→ História do Cinema – Novas Fronteiras no cinema mundial e últimos dias do celuloide antes do advento digital.
→ Curadoria: Claudia Bortolato
→ Sinopse: O filme se centra em três pessoas que compartilham o mesmo apartamento, sem saber disso, são elas: Mei, uma agente imobiliária que o usa para seus casos sexuais; Ah-jung, sua parceira atual; e Hsiao-ang, que roubou a chave e usa o apartamento como um retiro.
►28/02 – O SAL DESSE MAR (2008) - 19h30 – 12 anos
→ Direção: Annemarie Jacir
→ Palestina, França, Bélgica, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Suíça, colorido, 109 min., idiomas árabe, inglês e hebraico, legendado
→ Coletivo: Oriente Médio
→ Curadoria: Jamile Latif
→ Sinopse: Nascida em uma família de imigrantes palestinos no Brooklyn, em Nova York, Soraya descobre que as economias de uma vida de seu avô foram congeladas em uma conta de um banco britânico em Jaffa, desde que foi forçado a partir da Palestina, em 1948. Como o banco abriu uma nova agência em Ramallah, ela decide realizar o sonho de retornar à terra de seus ancestrais e recuperar o dinheiro.
Porém, lentamente é desmontada pela realidade ao seu redor. Firme e determinada, conhece Emad, um jovem palestino cuja ambição é oposta à sua, partir para sempre. Cansados dos constrangimentos que ditam as suas vidas, ambos sabem que para serem livres devem tomar atitudes com as próprias mãos.
›› Observação: É necessário chegar antes do horário de início das sessões. Os ingressos gratuitos serão distribuídos 30 minutos antes e após iniciada a sessão, para conforto dos espectadores, não será permitida a entrada na sala de exibição. Ocupação de 72 lugares.